24 de abril de 2012

Bolo Formigueiro

Postado por Raiza Ferreira às 8:18 PM

Não sei se já falei aqui, mais não tenho muita paciência de fazer bolos. Ah sei lá, sempre fui adepta ao bom e velho bolo de "caixinha". Ah quem diga que não presta, que isso, que aquilo... mais sempre todos comeram e ninguém nunca percebeu! Claro, não sou aquela preguiçosa nos 365dias do ano, até porque eu não ando fazendo bolo todas as semanas, mais sabe quando bate aquela vontade de comer aquele bolinho bem quentinho acompanhado de um cafezinho (que infelizmente não estou podendo tomar por causa da gastrite)? pois é, fui tomada por essa vontade na sexta-feira e resolvi adaptar, o bolo de "caixinha" ao bolo de formigueiro. Como o lema do blog está ligado a praticidade, não tem tanto problema assim, não é mesmo???


 Ingredientes:

- Para o bolo:
1 pacote de bolo pronto sabor baunilha ou festa
3 ovos
150 ml de leite
2 cl. de sopa de manteiga ou margarina (prefiro manteiga)
70g de chocolate granulado

- Para a calda:
1 xíc. de leite
3 cl. de sopa de manteiga
6 cl. de sopa de chocolate em pó
2 cl. rasas de açúcar (se gostar de uma calda mais doce, coloque mais açúcar e se você for usar achocolatado, na minha opinião, não é necessário acrescentar mais açúcar).

Como Faz:

- Bolo:
1° Passo: Separe as claras das gemas
2° Passo: Bata as claras em neve e reserve. Feito isso, bata na batedeira as gemas, o leite, a manteiga, e a mistura em pó.
  * Ligue o forno.
  * Unte a assadeira para ir adiantando.

3° Passo: Com uma espátula, vá acrescentando aos poucos as claras em neve, sempre no sentido de baixo para cima. Faça esse processo com calma e sem muita pressa. Acrescente o granulado e mexa para que ele se espalhe pela massa.
Agora é só colocar a massa na assadeira já untada, esperar uns 20 min (faça o teste do palito/faca, se espetar no bolo e sair limpo é porque já esta bom o/ se já estiver bom para tirar ótimo, só esperar esfriar e colocar a calda.

- Calda:
Coloque todos os ingredientes em uma panela, mexa até o leite ferver. Quando já estiver grossinho, desligue o fogo, espere dar uma esfriada e coloque em cima do bolo ou deixe que as pessoas se sirvam.

Sugestão para cobertura: brigadeiro, ganache...




0 comentários:

 

Morando sozinho? e agora, o que vai fazer para comer? Template by Ipietoon Blogger Template | Gadget Review