9 de maio de 2017

Rio 40ºC e as coisitas que fiz por lá

Postado por sevirandosozinho às 9:27 AM

"Cidade Maravilhosa, cheia de encantos mil,
Cidade Maravilhosa, coração do meu Brasil..."

Então gente, tem um tempo que quero falar um pouquinho sobre o Rio mas a preguiça "impedia", até porque tem muita coisa para comentar mas não queria deixar tudo muito sobrecarregado em um único post entendem? então, vamos dar um passeio na Cidade Maravilhosa? 


Consegui realizar um dos meus maiores sonhos de viagem, no ranking o Rio estava em 1º lugar pode até parecer "besteira" mas sou fascinada por aquela cidade e ainda de quebra passar o Ano Novo em Copacabana ^^ acho que vou falar por tópicos para facilitar ainda mais.

Chegamos era quase véspera de Natal, dias antes da nossa chegada estava "caindo cacau" (como nós Ilheenses chamamos chuva forte/torrencial) e as previsões eram sempre de muita chuva para os próximos dias, como fiquei hospedada em Copacabana fui logo conhecer a orla mais famosa do Brasil e claro observar/apreciar (só observar mesmo $$$$$) a sacada do Hotel Copacabana Palace, depois fiquei sabendo que dá para dar uma de desentendid@ e entrar para olhar o hall do hotel.

Hotel Copacabana Palace (Posto 2):
                                        
Estatua do poeta Carlos Drummond Andrade (Posto 6):
                                        
*Não pensem que de um posto ao outro é tão pertinho, pode até ser mas não quando falamos de verão com um sol escaldante e sensação térmica de mais de 45ºC

Ah sim, a orla "famosa" que compõe o Rio é dividida em "Postos"acho que para delimitar os postos com salva vidas e ai caiu na boca do povo:

Posto 1 = Leme;  Posto 2 ao 6 = Copacabana; Posto 7 ao 10 = Ipanema e Posto 11 e 12 = Leblon 

*Obs: o Posto 1 (Leme) esta englobado na orla de Copacabana

Setor 1 : Leme e Copacabana
                                          postos_setor01
*Fonte Imagem: OrlaRio

Setor 2: Arpoador, Ipanema e Leblon

                                         Orla-Ipanema
*Fonte Imagem: OrlaRio

- Pão de Açúcar/Bondinho (clica no nome que já cai no site de lá)

                                           
                                            
                                                A imagem pode conter: 1 pessoa, sorrindo, atividades ao ar livre
Fui cedo, não peguei fila para entrar e lá se foram R$76,00 porque não pago meia e nem sou nativa (ganham desconto mas lembrem de levar o comprovante). Ah podem comprar os ingressos online.
Fiquei completamente apaixonada, lá de cima você tem uma vista quase que de 360º do Rio, algo assim de ficar encantada com a paisagem.

Dicas:
- Lá em cima tudo é beeem mais caro ex: um simples imã que lá em baixo perto da bilheteria é 5/7 reais lá você compra de 15/18 ou até mais. #fiquematentos comida também é caro, bebida menos mal porque tem os bebedouros.
- Aproveitem e explorem tudo que der, ás vezes o pessoal fica só na parte externa/superior mas tem uns locais (possuem placas de indicação) em que você pode ter outra dimensão da natureza e da vista é claro.
                                   
  

- Para os que vão na alta temporada indico ir cedo porque ai dá para ficar mais á vontade e sem muita disputa para tirar uma foto legal.
- Visitem o museu que conta a história do Pão de Açúcar fica na 1ª parada, além de ser muito legal tem ar condicionado kkkkk
- Para chegar é tranquilo, fui de ônibus e não tive problemas a parada é próxima á bilheteria mas para os que ficam na dúvida é só colocar no google maps o local que você esta e ele te da as melhores coordenadas.
- Para os que procuram um pouco mais de aventura, podem chegar na 1ª pedra que não sei o nome kkkk por trilha, dizem que é ótimo e não é uma caminhada complicada de se fazer.

 - Corcovado/Cristo Redentor 

"...Cristo Redentor braços abertos, sobre a Guanabara..." - música Samba do Avião Tom Jobim 


Ir ao Rio e não vê o Cristo é quase que missão impossível de longe ou de perto ele vai esta lá te observando. Tentei descrever a emoção de estar aos pés dele mas não consegui, a sensação de sentir-se abençoad@ é muito grande, ele por si só já te traz uma paz quando junta com a vista tudo se completa e forma um mar de emoções indescritível.

Dicas:
- O ingresso é de 40 reais e você fica o tempo que desejar isso para quem compra lá em cima, o valor do trem é diferente.
- Para chegar tem 4 opções: Trem/ Carro - Táxi/ Vans de Turismo e Andando posso adiantar que a forma mais encantadora (para os que não são tão fitness) é a de trem, infelizmente não fiz esta rota mas não deixa de ser um petrecho de voltar lá, não acham?
Trem  (clica no nome que aparece o site deles com maiores informações inclusive sobre o valo)
As vans de turismo a depender do hotel/bairro que esteja hospedado fica fácil de obter informações.
- Vale muito a pena visitar o museu que consta na parte superior da loja de souvenir/bilheteria
- Lá em cima tem restaurante $$$$ e lanchonete
- Para os que vão de van/carro lá em cima você desce, compra o ingresso e pega uma outra condução (já inclusa no valor do ingresso) para chegar ao topo onde fica o "todo poderoso".
- Fui cedo e a fila já estava enorme, tudo bem fui no verão que é alta temporada mas tinha muita gente mesmo mas um motivo óbvio para voltar lá e da próxima vez com fé nele vou de Trem e no final de Tarde que deve ser algo mais deslumbrante ainda.

- Olha só que vista "horrível" que temos de lá

                                       
                                           A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas em pé, montanha, atividades ao ar livre e natureza
- Eu mais um trilhão de gente tentando tirar foto (essa foi a menos pior, acreditem)
                                                            

- AquaRio  (clica no nome que entra no site deles)

                           
                                           Nenhum texto alternativo automático disponível.
                                     A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, atividades ao ar livre e água   A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas em pé, nadando, água e atividades ao ar livre

O aquário encanta pessoas de todas as idades e tem estrutura adequada para receber todo o tipo de publico, afinal é o mínimo que podemos esperar do maior aquário da América do Sul, ele fica próximo ao museu do Amanhã dá para ir andando mesmo sendo uma paletada boa (+ - 15 min.) ainda mais no sol quente mas para os que não podem/querem caminhar é só pegar um VLT ou táxi e salta quase que na porta do aquário.

Dicas:
- Para os que vão com crianças/idosos/deficientes físicos ou tem pouco tempo para conhecer a cidade, super indico comprar/agendar a visita antecipadamente pela internet. No dia que fui (alta temporada) a fila para comprar o ingresso estava enorme mas andava relativamente rápido, isso era + - 10/10:30h da manhã e só conseguimos agendar (por sorte) para ás 16h quase que no último horário para visitação.
- Nos dias de terça-feira a entrada para o museu do amanhã é grátis ou seja, a probabilidade de esta mais cheio é grande, além dos finais de semana, alta temporada e feriados.
- Entrada R$80,00 inteira.

*** Para os que vão a pé do Museu do Amanhã para o AquaRio (ou vice versa) podem curtir a paisagem dos dois lados: de um lado o maior grafite do mundo feito por uma só pessoa que é nada mais nada menos que o Kobra e do outro lado a região portuária, tudo reformado por conta das Olimpíadas. #valeapena
                                       
                                     

- Museu do Amanhã (clica no nome que entra no site deles para mais informações)                                                                A imagem pode conter: céu, nuvem, atividades ao ar livre e texto
                                          

O museu é muito lindo, não deve nada para outros do estilo contemporâneo que vemos por aí mundo á fora. A arquitetura/estrutura é excelente, sinceramente me apaixonei.
A mensagem/objetivo do museu é tentar conscientizar as pessoas sobre o futuro do nosso mundo e sinceramente quem presta atenção á tudo que foi dito sai de lá com outra percepção de vida. #nóssomosoamanhã

Dicas:
- Para chegar no museu é relativamente fácil, para quem pega o VLT para na frente e quem vai de ônibus/metrô os pontos de parada é perto.
- Dia de terça a entrada é grátis, por isso olha o tamanho da fila.
                                       
- Aproveitem tudo do museu e tentem se conscientizar de pelo menos uma coizinha que foi visto, assim podemos juntos fazer a diferença.


- Escadaria de Selaron 
             
                                             A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sorrindo, atividades ao ar livre
                                         

A escadaria mais famosa  do Rio (eu acho) fica bem próxima aos Arcos da Lapa e realmente é muito fofinha *-* fiquei encantada mesmo com o mar de gente tentando tirar fotos também kkkkk vou contar uma coisa, invejo essas pessoas que tem "dom" pra arte eu mal mente saio da minha zona de "conforto" na cozinha quanto mais kkkk  fiquei encantada como um monte de azulejos juntos formam uma arte belíssima, vale a pena conhecer e o melhor, não paga nada kkkk

*Isso que te espera caso vá na alta temporada, fila para sentar na escadaria e tirar uma bela foto :)
                                                        
Obs: Não aproveitei a Lapa, ou seja mais um motivo para voltar não acham?
                                               A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas em pé, céu, atividades ao ar livre e close-up

- Jardim Botânico  (clica no nome que cai no site de lá para poder obter maiores informações)


                                           
      A imagem pode conter: planta, flor e natureza         A imagem pode conter: 1 pessoa, sorrindo, em pé, árvore, shorts, atividades ao ar livre e natureza

Amo natureza e assim, por mais que no Rio a maioria dos passeios/lugares turísticos seja composto com muita natureza céu azul, mar, montanhas...é diferente de você se sentir na natureza, só de entrar na reserva você já sente o ar e a temperatura diferente, lá dentro tem tanta coisa para vê/aprender/conhecer que 2h não são suficientes para explorar o ambiente como deveria ser, ainda bem que separei uma manhã e me dediquei tranquilamente para conhecer e aproveitar cada detalhe. Amei amei e amei!

***Lembrem: só podemos trazer do jardim o que levamos, deixem o que é da natureza na natureza. #ficaadica

- Arpoador
                                        

A maioria das pessoas vão pra lá para assistir o Pôr do Sol e realmente é encantador mas minha experiência não foi muito gatinha, calma não pensem o pior só porque estou falando sobre o Rio mas vou listar:
1 - verão, logo muita gente na praia
2 - horário de verão, logo muita gente na praia até "tarde"
3 - alta temporada, logo muita gente (turistas e não turistas) na praia e andando na orla até mais tarde
4 - a pedra do Arpoador estava lotada, tipo: fila para poder subir e descer #surreal
5 - a subida tem muitas plantas e algumas delas são cactos mas assim como os cactos são relativamente grandes dá para você vê e driblar deles mas gente, eu não sei de onde veio uns micro espinhos tanto em mim quanto no meu namorado porque a amiga dele não estava com nenhum e pisou no mesmo lugar que nós dois, só senti as pinicadas na pele quando olho um monte na minha coxa e na blusa morrendo de medo mais tirei, daqui a pouco oh Mateus com queixa nas costas, quando fomos olhar a blusa dele estava cheia (lembram do filme Anaconda 2 na cena dos sanguessugas? pois a dele parecia aquilo só que com espinhos pequenos que não dá para sentir dooor mas incomoda bastante.

Fora "isso" gente, a vista é linda sugiro fazerem todos os passeios durante o dia e passar lá para assistir o Pôr do Sol #ficaadica

Ah sim, o Arpoador fica em Ipanema logo no inicio que é o Posto 7


- Biblioteca Nacional (Brasil)

                                              

Quando fomos, a fachada da biblioteca estava passando por reformas, por isso não tirei foto mas assim sempre quando viajo gosto de conhecer teatros/bibliotecas/casarões... antigos porque eles possuem uma arquitetura única e influenciada pela época na qual foi construída. Conhecer a biblioteca nacional foi muito gratificante, você fica encantado com a riqueza de mínimos detalhes, me apaixonei de verdade.
Não lembro se paga para visitação mas se sim deve ser menos de 5 reais, um preço justo para poder manter uma parte da nossa história com tantos documentos/fotos/livros...Não sei se eles mudam a exposição mas no dia que fomos a biblioteca estava cheia de poster que relembravam a época da ditadura, do Brasil constituinte com a cronologia de acontecimentos históricos, de ex-presidentes da república...então assim, de certa forma para os que não conhecem a história do nosso país vale a pena dar uma passadinha por lá e entender como o passado tem influencia direta no presente e o que mudou, permaneceu de bom e de ruim no nosso Brasil país que tanto amo.
                         
                                      
                                           


- Forte de Copacabana (clica no nome que já cai no site deles para mais informações)                                                            


Posso dizer que não tive maneira melhor de conhecer o forte da forma que conheci, fiz 3 em 1 no mesmo dia. Assim nos dias de domingo naturalmente eu e Mateus gostamos de tomar o café da manhã na padaria  mas já que estávamos em Copacabana relativamente perto do forte, porque não tomar o café lá na confeitaria mais formosa e famosa do Rio? a Confeitaria Colombo tem 2 sedes 1 no centro e a outra no forte que abre ás 09h mas tem que pagar uma taxa para visitação (não lembro o valor exato mas é menos de 10 reais para adultos) fomos cedo achando que estaria vazio, quem disse? LOTADO mas por conta do pessoal que vai tomar café do que para visitação mesmo, enfim irei fazer um post só para a confeitaria depois...
Voltando, logo de entrada me apaixonei com a vista que temos da orla de Copacabana e ao fundo o Pão de Açúcar ^^ passeamos com bastante calma e admirando todos os detalhes da parte do museu que é climatizada (mais um ponto de alegria) e bastante informativa.
                     

Ponto Negativo para quem vai com idosos/ crianças de colo/deficientes físicos: é que (não) tem elevador (não vou afirmar porque realmente não lembro) para ir na parte superior do museu e que é a mais importante por estar os informes e objetos do forte e do exército.

          
          

- Ilha de Paquetá (clica no nome que cai no site da Ilha para obter maiores informações)

                                            
           
Gente, que lugar aconchegante nem parecia que estávamos no período de alta temporada, tudo bem fomos em dia de semana o movimento por si só já diminui um pouco mas enfim, a ilha é uma gracinha, bem calma o meio de transporte na ilha são pequenos quadriciclos que lembram charretes (antigamente era com charretes puxadas com cavalos mas o órgão que defende os animais proibiu, acho certíssimo esta atitude), a ilha me lembrou uma cidadezinha aqui da Bahia chamada Belmonte há muitos anos atrás. A água na superfície estava tão quente por conta do sol (verão), vocês nem imaginam mas quando chegava na parte da panturrilha já estava mais fria.
Para os que não conhecem ou tem um tempinho á mais para passar no Rio sugiro que passe uma manhã tão tranquila e relaxante como passei. #ficaadica
                 
                                             
Dica:
Não sei se porque fomos em dia de semana e não tinha quase nenhum barzinho ou se tem poucos mesmo, acho que a 1ª opção a ilha estava vazia chega estranhei mas como tem várias opções de praia possa ser que fomos em uma mais tranquila da ilha.
Recomendo levar seu lanchinho por via das dúvidas

Como Chegar
                                 
Fonte Imagem: próprio site da Ilha de Paquetá

Guia de Sobrevivência para ir ao Rio no verão com 10 dicas infalíveis:
                                                         A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas sentadas, chapéu e óculos de sol
1- Protetor solar fator 1000 se possível
2- Se puder compra água termal para poder aliviar a pele, ótimo
3- Óculos de sol
4- Chapéu ou Boné
5- Muito líquido (acredite a água vai ser o seu melhor amig@)
6- Para os que vão no período do horário de verão, sugiro que saiam de casa antes das 09h porque o sol vai esta bem menos intenso
7- Roupas leves, vá por mim a última coisa que você vai querer é usar uma blusa de manga ou calça
8- Aproveite cada minuto/segundo de algum lugar com sombra, se for com ar condicionado melhor ainda
9- Se você é igual á mim que não tem paciência em esperar sugiro respirar fundo e segurar a "peteca" porque alta temporada já sabem como é, além do sol escaldante, então aguenta firme
10- Graças a Deus não tive problema com segurança mas é sempre bom evitar dinheiro/celular á mostra, principalmente na praia que esta sempre lotada e de certa forma nos torna vulneráveis.

*Se eu fosse você que vai no verão seguiria á risca estas dicas porque peguei sensação térmica de quase 48ºC e não foi nada bom. Pessoas lindas do meu coração vocês não tem noção, sempre morei na Bahia sei que aqui é quente e tal mas nada se compara com aquela cidade maravilhosa.

Impressão Geral:
Simplesmente amei o Rio, mega superou minhas expectativas faltou alguns lugares para conhecer, algumas coisas para comer, algumas coisas para fazer e por essa e mais algumas coisas tenho mil e uns motivos para voltar, não acham?
Próxima vez vou entre os meses de Abril - Outubro que não vai esta no verão kkk mas amei minha viagem, valeu muito á pena mesmo com o calor (algo anormal).

Para encerrar, fotos de um dos melhores fim de ano que já tive.
Natal:
                                                      A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sorrindo, óculos, barba, chapéu, close-up e área interna
Ano Novo com uma das queimas de fogos mais famosas do mundo

                                                              A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sorrindo, selfie e close-up
Bom gente, eu sei que o blog é sobre gastronomia e tal mas assim não tinha como falar do que comi sem falar um pouco do que vi/fiz, então os próximos post sobre o Rio vai ser da ala gastronômica ok?
Ah sim, quando for falar do Bolinho de Feijoada e a Confeitaria Colombo vão ter post específicos cada qual com o seu cada qual para poder se deliciarem melhor :D

"O Rio de Janeiro continua lindo..."





0 comentários:

 

Morando sozinho? e agora, o que vai fazer para comer? Template by Ipietoon Blogger Template | Gadget Review